top of page

Análise | Enter The Wu-tang (36 Chambers)

Foto do escritor: Enzo HenriqueEnzo Henrique



Finalmente quebrando a sequência de álbuns, temos o meu álbum favorito até o momento. Enter the Wu-tang é um álbum extremamente agressivo, raivoso, pesado. É possível sentir em todas as músicas a situação que se encontrava o Rap West Coast no final da década de 80 e começo da década 90. A necessidade de se mostrar forte e superior, isso é muito bem representado com o beat muito impactante. Ao mesmo tempo é um álbum muito descontraído; escutar esse é como estar em uma roda ou um show onde os Mc 's entram e simplesmente mandam a melhor rima que eles podem, de maneira competitiva mesmo.


Há uma grande presença de conversas paralelas de fundo que ajudam a fomentar essa sensação de casualidade do álbum. Ao mesmo tempo, perto do final ainda, há uma certa quebra, onde você imaginava escutar apenas músicas ‘divertidas’, subitamente aparecem músicas com críticas muito explícitas. A situação desesperadora dos subúrbios americanos onde muitas vezes o crime é a única a opção para poder fugir da pressão da pobreza; as fatalidades que ocorrem no meio do hip hop; a tristeza da crise do HIV na comunidade negra; tudo isso sendo transmitido com muita agressividade pelos 9 MC’s do grupo.


Enter The Wu-tang é um marco não só no gangsta rap como também na música em si. MF DOOM; Tyler, the creator, o punk moderno, todos esses sofreram grande influência desse fantástico álbum. Após escutar este álbum, tenho certeza que você vai escutá-lo um pouco em muitos outros artistas e músicas. 


Bring Da Ruckus: A faixa de abertura do álbum. Como já disse, impactante, agressiva, violenta, perfeita. Tearz: Uma música com críticas muito explicitas, estrategicamente colocada como uma das últimas do álbum, de forma a mostrar como Wu-Tang Clan é capaz de produzir liricamente fortes mensagens, causando uma subversão em comparação as músicas mais Hypes e Agressivas anteriores. 


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page