Esse não foi um álbum que eu entrei completamente sem conhecimento. Já tinha ouvido a música principal homônima In the Aeroplane Over the Sea e sempre me pareceu uma música animada, caótica, que dá vontade de fechar os olhos e mover a cabeça. Então, foi bem surpreendente escutar toda a discografia. Acabei encontrando um álbum que é triste, melancólico e bastante sexual.
Ao pesquisar a fundo, descobri que esse álbum se trata de uma certa homenagem a Anne Frank e a admiração do escritor Jeff Mangum por ela. O álbum inteiro, ao meu ver, conta a descoberta dessa admiração e os desejos que o compositor acaba por descobrir. O sentimento transmitido aqui é bastante complexo: é uma mistura de paixão, desejo carnal, vergonha, tristeza e otimismo. Tudo isso é transmitido em música, numa interpolação entre faixas caóticas, com áudio em parte 'estourado', trazendo uma certa confusão ao tentar assimilar a música que escuta; e também faixas que soam mais suavizantes, mais claras, como se o compositor finalmente conseguisse organizar seus pensamentos.
Two-Headed Boy e Pt2: Essas talvez sejam algumas das faixas mais interessantes do álbum. Completamente repletas de duplos sentidos, que ao mesmo tempo que tratam de acontecimentos da Segunda Guerra e do sofrimento do autor, também mostram seu impulso e descoberta sexual. O próprio título Two-Headed Boy já nos propõe que o garoto tem pensamentos possivelmente conflitantes.
The Fool: Essa aqui me traz uma sensação bem sufocante. É como se tudo estivesse dando errado e você tenta o máximo possível se manter otimista. A música tem um certo balanço que quase traz a sensação de como se o compositor levou algum golpe com força e está nesse momento se cambaleando com as energias que lhe restam. Acho que esse sentimento casa muito bem com o título da música The Fool; como se ele percebesse que tudo que romantizou é impossível de acontecer e que ele era um tolo.
[Untitled]: A maior expressão de caos no álbum inteiro. Basicamente muita coisa acontece ao mesmo tempo. Sua cabeça está completamente bagunçada. Me soa como o estopim da insanidade. Como se, dizendo hoje, é o momento que o compositor "coringou".
Comments