top of page

Resenha | Estrelas perdidas

Foto do escritor: Caique HenryCaique Henry

Atualizado: 14 de fev. de 2024


Star Wars é um universo ficcional que muito versa sobre política, quer queira ou não. Somos apresentados a vilania do fascismo algo muito comum nos Estados Unidos pós moderno, e claro que "Estrelas perdidas" abordaria tal tema por meio de seu romance shakespeariano.


É interessante todo o desenvolvimento dos personagens, em como cada um deles tem sua personalidade própria, seus conflitos e desafios; Thane tem graves problemas familiares e Ciena por sua vez, tem uma família estável mas é pobre. Entretanto, ambos os personagens encontram um no outro um objetivo em comum e uma amizade tão poderosa quanto a força.

Na primeira metade do livro tudo se desenvolve na idealização deles de um império justo e verdadeiro, e claro na amizade dos dois, que logo em seguida se torna em um amor proíbido. É lindo ler e imaginar a conexão entre eles, como cada um sabe o que fazer apenas pelo olhar, a maneira no qual eles se reconhecem através dos movimentos é de um amor verdadeiro.


Algo que me incomoda nesta parte da estória é o breve conflito que ambos os personagens encontram na academia. A separação deles é algo pouco desenvolvido e explicado com clareza, apenas está lá como um ponto a ser esquecido.

Bom, a primeira metade é claramente um romance bobo e infanto-juvenil entre os protagonistas. Mas, ao adentrar na segunda metade o discurso político e anti fascista se torna muito mais evidente. Poder observar de perto os momentos antecedentes a destruição da primeira estrela da morte, entender a crueldade do império e em como os soldados são cegos é fascinante.

Thane por sua vez, não se prende aos encantos do império e logo se rebela, indignado com as atrocidades deserta e desgarra-se das mãos do império. Porém desacreditado de que nenhuma ideologia política poderia salvar a galáxia vive apenas uma vida fugindo.


Mas, ao passar das páginas Thane entende que precisa decidir qual lado "menos pior" ele deve escolher e lutar contra aquele causador do caos, portanto ele logo se junta aos rebeldes. Do outro lado temos Ciena que cega por sua lealdade acredita que apenas o império pode salvar o universo. Porém, nos últimos estantes do livro ela finalmente entende que escolheu o lado errado, mas já era tarde demais e o sangue já estava em suas mãos. E ela presa mais uma vez a sua lealdade e honra , não abandona o império.

Como fã de Star Wars eu fico muito alegre com este livro, pois poder "ver" e saber o que se passa naquele universo tão grande além dos filmes muito me fascina. Saber que um dos pilotos tie que é morto nos campos de asteroide era um cara legal e saber quem é aquele jovem rapaz que divide cabine com Luke na batalha de Orth é fantástico, torna a franquia ainda maior. E não podemos esquecer de poder enxergar com os olhos do império, levando em consideração que nosso ponto de vista se vem dos filmes.


Estrelas perdidas é um livro muito bom para todos os fãs de Star Wars, é livro que versa sobre amor, guerra, depressão e política. Uma verdadeira aventura Star Wars.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page