top of page

Crítica | Noite infeliz

Foto do escritor: Caique HenryCaique Henry

Atualizado: 14 de fev. de 2024


Os filmes de natal sempre foram muito populares ao longo da história do cinema, essa magia que o natal carrega costuma lotar as salas de cinema de famílias. O motivo desse estilo de filme ser produzido e fazer sucesso é bem complexo, algo que paira entre o marketing (visto que o natal é um dos períodos de mais vendas) e o conservadorismo religioso. No entanto, é interessante perceber como o cinema natalino tornou-se ao longo dos anos um subgênero do cinema, tal qual é o cinema de super-herói hoje. Afinal, encontramos filmes de terror, comédia, drama e romance natalinos.


“Noite infeliz'' é, acima de tudo, um filme competente. Ele se propõe a entregar ação brutal, humor contagiante e toda a essência do natal. O que mais me alegra é que o longa assume essas “responsabilidades” com o espectador e não falha em conceder tal experiência. O longa não teme ser fantasioso, tão pouco unir estilos que sempre pareceram tão distintos como a violência e a magia do natal.



Essa coragem que torna o filme tão especial, essa vontade de ser diferente e único que transforma “Natal infeliz” em algo tão divertido! Essa erudição cinematográfica está presente em toda a mise-en-scène do filme — tudo em tela é muito bem feito, as cenas de ação são brutais e empolgantes, sem espaço pra “realidade” apenas o absurdo (e isso é maravilhoso). Não podemos esquecer do humor “quebrado” que brinca com termos e situações do próprio natal que torna tudo muito hilariante ( impossível não gargalhar com as referências do clássico natalino “Esqueceram de mim”).


David Harbor é um ator muito carismático, ele encaixou perfeitamente nesse Papai Noel cansado das injustiças da vida, cansado da humanidade. Harbor funciona muito bem nesse humor irônico, por vezes até ácido ( que faz críticas ao comportamento humano), ele cria muito bem essa personalidade existencialista e pessimista.


Apesar da presença de um Noel frustrado e de tanta violência, “Natal infeliz'' não deixa de mencionar a importância do natal. O natal para as crianças têm o peso de uma religião para os adultos, a existência de um Papai Noel no imaginário infantil é reconfortante. A magia do natal não está nos presentes mas na união de famílias, na reconciliação, no perdão e sobretudo, no amor.


“Natal infeliz” é tudo que sempre quis em um filme de natal, humor e ação sem perder o verdadeiro significado do Natal. Perfeito para juntar os amigos e se divertir no cinema.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Post: Blog2_Post
bottom of page