top of page

Crítica | Under the silver lake

Foto do escritor: Caique HenryCaique Henry

Atualizado: 14 de fev. de 2024


O cinema de suspense/horror teve grande crescimento nos anos 70/80, filmes sobre paranoia e, principalmente, sobre perseguição. E Under the Silver Lake é sem dúvidas um filme que homenageia o cinema de suspense clássico!

O filme conduz um mistério bastante imersivo, A realização da mise en scene, que significa a movimentação e posicionamento dos atores e da câmera na cena, é realizada com muita precisão. O medo é guiado muitas vezes por uma movimentação brusca de câmera (zoom-in), assim como Tarantino costuma fazer. Além disso, temos a sua trilha sonora de sons agudos e angustiantes, uma certa homenagem Hitchcockiana. Bom, somos guiados pelo protagonista, vemos o que Sam quer ver, ouvimos o que Sam quer ouvir. Ou seja, somos manipulados pelas percepções de Sam, enganados como ele!

A fotografia de David em parceria com Mike Gioulakis tem um papel fundamental na idealização desse "clássico", a luz e sua ausência criam um aspecto misterioso, de segredos e medos envolta daquele ambiente, relembrando momentos vividos em filmes como "Halloween".

David R. Mitchell faz um filme corajoso, apresentando inúmeros mistérios e resolvendo tão pouco deles. A cada passo uma dúvida e, aparentemente, Sam não está interessado em procurar todas as respostas. A falta de soluções não é um problema, pelo contrário, a decisão narrativa de não resolver todos os problemas torna o filme mais interessante.

Pouco posso falar de David R. Mitchell, pois Under The Silver Lake é o seu primeiro trabalho que tem a minha atenção. Entretanto, consigo observar o seu fascínio por símbolos; como os acrônimos na cafeteria, códigos morse e a cifra copiale espalhada por todo o filme. São símbolos quase imperceptíveis ao primeiro olhar, pois como dito somos enganados pela visão de Sam.

Garfield é um ator muito versátil, capaz de fazer um super herói (espetacular homem aranha) ou até mesmo um homem relaxado, sem nenhuma expectativa de vida. Sua aparência suja e cansada é fantástica , sendo fácil de entender a sua personalidade. Os mistérios, as dúvidas e a aventura fazem desse filme uma experiência ímpar, tornando Under The Silver Lake um verdadeiro clássico dos tempos atuais!


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page